Evento nacional: Case do Comitê Rio Urussanga é apresentado no ENCOB

Após ter espaço na Vila Cidadã e sua atuação ser referência para bacias hidrográficas no Fórum Mundial da Água no mês de março, em Brasília, um trabalho executado pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga entre 2012 e 2016 volta a ser destaque nacional. O case de sucesso “Estratégias de Articulação, Mobilização e Comunicação na Bacia do rio Urussanga” foi apresentado nesta semana para participantes, profissionais de diversas áreas e especialistas durante o XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em Florianópolis.

O ex-presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga e professor do SENAC de Criciúma, José Carlos Virtuoso conduziu a explanação do trabalho na mesa de diálogos do evento abordando os mecanismos de comunicação e inovação na gestão da água. “O Plano Estratégico executado desencadeou a gestão de recursos hídricos no território de forma integrada e participativa. As estratégias utilizadas resultaram em aspectos positivos como, por exemplo, maior envolvimento dos atores, apoio dos meios de comunicação, entendimento do papel do Comitê pelas lideranças locais, aumento do número de cadastros de usuários de água, realização de eventos com troca de experiências, integrantes capacitados para participar do processo, entre outros. Esta contribuição alimenta o sonho de ver a gestão hídrica se efetivar, antes de um colapso futuro, conforme os dados apontam. Mas precisamos de uma gestão pública que priorize as causas coletivas da sociedade”, frisou.

O case de sucesso “Estratégias de Articulação, Mobilização e Comunicação na Bacia do rio Urussanga” também está exposto em forma de banner no XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que segue até sexta-feira, dia 24, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis. Nesta edição, o tema do evento é “O Futuro da Água: Desafios dos Comitês na Terceira Década da Política Nacional de Recursos Hídricos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *