Epagri realiza reunião técnica sobre pomares domésticos

Na última quarta-feira, dia 22, foi realizado da sede da Epagri, a reunião técnica sobre  implantação e condução de pomares domésticos, como atividade complementar da campanha de mudas frutíferas, sendo organizado pelo escritório municipal da Epagri.

Com o objetivo de capacitar os participantes com a melhor forma de conduzir um pomar doméstico para que elas tenham o melhor desempenho de suas plantas, o evento contou com 26 participantes, entre agricultores e moradores do meio urbano.

Durante o dia o Pesquisador Dr. Márcio Sônego falou sobre banana, sobre a condução, manejo e as variedades mais adaptadas para nossa região. Mostrando que as variedades mais adaptadas para o cultivo doméstico são a Belluno e Platina, pois as duas são resistentes ao Sigatoka, uma doença e atinge muito as bananeiras. Enquanto o pesquisador Dr. Henrique Belmonte Petry, falou sobre o planejamento do pomar e sobre a implantação.

Os participantes puderam ver as plantas no campo e os pesquisadores puderam mostrar os sistemas de condução e manejo na pratica, tirando todas as dúvidas.

Para o Engº Agrônomo Henrique Viana e Silva os pomares domésticos são muito importantes sobre o ponto de vista da segurança alimentar, pois a família com seu próprio tomar tem acesso mais minerais e vitaminas de boa qualidade. “Além que com a introdução dos pomares as famílias de agricultores podem despertar o gosto pela atividade e a fruticultura virar uma fonte de renda para a família”, conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *