Construtora Fontana participa de resgate histórico em Urussanga

Urussanga respira cultura típica italiana e neste quesito a gastronomia respira polenta. Pensando em resgatar o passado e dar um presente ao futuro, a Construtora Fontana, com apoio do grupo Amici Della Polenta e da Prefeitura de Urussanga, atua na reconstrução de uma atafona histórica e centenária. O pequeno engenho para produção artesanal de farinha ficará exposto, e à disposição da comunidade, no Parque Municipal Dr. Ado Cassetari Vieira.

A atafona, de nome “iL Mulin di Santo Sartor”, em homenagem a seu último detentor, inicialmente, pertenceu a tradicional família Trento, na localidade de Rio Carvão. Em seguida, ela foi adquirida pelo tafoneiro Santo Sartor (in memoriam), na comunidade de São Pedro. A Construtora Fontana então adquiriu um terreno e fez a doação de materiais antigos como tijolos maciços e madeira ao grupo Amici Della Polenta para que eles possam construir a edificação que irá abrigar o equipamento.

O grupo, que tem a finalidade de resgatar, preservar e difundir a cultura dos imigrantes italianos, através da gastronomia, possui 27 integrantes, todos atuando de forma voluntária.

Segundo o presidente do Amici Della Polenta, Gilson Antonio Fontanella, a atafona trabalhou por muitos anos moendo milho para fazer a farinha, principal ingrediente para elaborar uma polenta, transformando a vida de muitas pessoas que dali tiraram o sustento.

“Este senhor (Santo Sartor) faleceu e ela acabou ficando desativada até então. Com o resgate deste equipamento, que está em perfeitas condições, será possível reconstruí-lo originalmente no Parque Municipal. Em princípio, a obra seria mais simples, básica, mas com todo material que a Construtora Fontana também está doando será refeita uma atafona muito mais significativa, imponente e que vai encantar, não só os urussanguenses, mas todo que visitarão nossa cidade”, atribui Fontanella, acrescentando que a Prefeitura cedeu o terreno no Parque onde ficará à disposição de todos.

Para o diretor-presidente da Construtora Fontana, Olvacir Fontana, participar deste resgate histórico, cultural e gastronômico tem um significado muito especial. “Tenho um enorme carinho por Urussanga. Foi onde nasci, cresci, aprendi com meu pai sobre o empreendedorismo, pois é local de gente de muito trabalho, e onde a construtora deu seus primeiros passos. Participar desta reconstrução tem um grande significado. Além de resgatar a história da cidade, irá embelezar ainda mais o Parque e servirá também para auxiliar a população. É um momento de muito orgulho e Urussanga ficará ainda mais bonita e acolhedora”, sublinha Fontana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *