Entenda a Depressão

A depressão é uma doença orgânica que acarreta grande sofrimento físico e psicológico associado a prejuízo para a vida social e familiar.

Quando instalada segue seu próprio curso e independente, para o seu tratamento, de tentativas de modificações de hábitos de vida: não há viagens, restaurantes, roupas novas ou vitaminas que possam curar esta doença que necessita de tratamento médico.

A diminuição da capacidade de sentir prazer e gosto pela vida é o sintoma mais relevante de todos. O deprimido tem dificuldade de planejar o seu futuro que lhe parece sombrio e sem esperança, Suas dificuldades são maiores pela manhã com agravamento das sensações de apatia e ansiedade. Ao acordar não sente vontade de levantar-se ou cuidar da higiene pessoal.

Tem ideias de morte e a impressão de que não vale à pena continuar vivendo. Considera-se um peso para os seus familiares e tem a convicção de que falhou em sua vida. Em geral há diminuição do apetite e emagrecimento. Acorda no meio da noite e não consegue dormir. Insegurança, fadiga e perda da autoestima são também queixas comuns do deprimido.

Por entender que a doença resulta de uma fraqueza de caráter, sente-se humilhado. Acha que pode superar o problema com o tempo e retarda a busca de auxílio médico.

A intensidade dos sintomas pode variar de um paciente para o outro desde quadro leves com pequeno prejuízo cotidiano até quadros graves, incapacitantes, com risco de suicídio.

Muitos pacientes ser perguntam por que ficaram deprimidos sem que tenha ocorrido nada de ruim em suas vidas.

A depressão não cura sem o uso de remédios específicos (antidepressivos) que em geral levam de duas a quatro semanas para melhorar os sintomas e devem ser tomados por longo tempo, para evitar a recaída que é muito freqüente. Os antidepressivos não viciam e nem causam dependência.

O apoio da família é fundamental para o sucesso do tratamento: o deprimido não é preguiçoso e não basta dizer-lhe que tem que se ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *