No Dia Mundial do Café confira curiosidades, mitos e verdades

Dia 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café e essa data não pode passar em branco ainda mais para o brasileiro que é apaixonado por essa bebida – segundo pesquisa da Euromonitor Internacional 2017, 795 xícaras de café são consumidas por pessoa ao ano no Brasil, quase 6 vezes a média mundial. O café chegou a Europa no século XIV. No Brasil, o cultivo teve início no século XVIII.Confira curiosidades sobre o grão, segundo a barista Martha Grill, e também mitos e verdades:

– O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. Trata-se da segunda matéria-prima mais comercializada do mundo. O petróleo é a primeira;

– O Brasil é o maior exportador do grão no mundo;

– Existem muitas formas de preparar essa bebida. No Japão ele é servido gelado. Na França, misturado com chicória. No Oriente Médio é servido com cardamomo e especiarias e na África com sal e manteiga. Na Itália pode ter tiras de limão. E no Brasil é o país que mais consome o cafezinho coado e o pingado, que se tornaram paixão nacional;

– Seu cultivo ocorre em países quentes da América, Ásia e África, entre os trópicos de câncer e capricórnio;

– Alguns estudos mostram que a bebida atua no sistema nervoso produzindo estado de alerta, auxiliando o coração e ainda diminuindo a chance de adquirir Mal de Alzheimer.

– Café tira o sono? VERDADE. O café possui a cafeína que é uma substância presente também em outros alimentos, que age como um estimulante no cérebro, dificultando o sono e combatendo a fadiga, o que faz com que o consumidor da bebida se atente mais nas suas atividades – por um tempo determinado. Isso muda de pessoa para pessoa, por causa do sistema nervoso de cada um e como ele reage a essa substância. Para os que sofrem de insônia, o café não é necessariamente o causador da falta de sono, já que tem um efeito passageiro de duas horas, mais ou menos.

– Cafeína em excesso faz mal? VERDADE. Segundo periódico científico da Food and Chemical Toxicology, a quantidade máxima de consumo de cafeína por dia é de 400ml, ou três xícaras de 150ml por dia.

– Café dá dor de cabeça? MITO. A cafeína é uma substância presente em diversos medicamentos que combatem a dor de cabeça. Se a bebida causa dor de cabeça em algumas pessoas, isso pode acontecer porque seu sistema nervoso já é hiperativo e a cafeína pode reforçar isso.

– Crianças podem tomar café? Depende da idade. O café é uma bebida que pode dificultar a absorção de algumas substâncias importantes para uma criança em crescimento. É recomendado que antes dos seis anos de idade, a criança não consuma a bebida. Depois disso, ela pode ser até apresentada para os pequenos, mas com muita moderação.

– Não pode tomar medicamentos com café? VERDADE. O café pode inviabilizar as reações químicas propostas pelas substâncias em medicamentos. Por essa razão, não é recomendável tomar comprimidos com a bebida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *