Dia da Família leva pais e comunidade até a escolas

Desde 2016, as escolas de toda a rede estadual de Santa Catarina celebram o Dia da Família no mês de abril. A data foi instituída com uma sanção da proposta de lei elaborada pela FIESC em parceria com a Undime/SC, Federação dos Trabalhadores e Secretaria de Estado da Educação, com o objetivo de aproximar as famílias à vida escolar dos alunos por meio de atividades.

“Nos últimos anos, a família está deixando para a escola a responsabilidade da educação das crianças, não estava havendo uma integração entre pais e professores. Por isso a¬¬¬cho muito importante o dia da família na escola, uma integração para partilhar o que acreditamos e almejamos para nossas crianças”, conta Karola Ferreira Acácio, mãe de Cecília, de 6 anos, que participou do dia da família, na escola Caetano Bez Batti.

A escola preparou atividades que envolveram os pais e apresentações feitas pelos alunos. O encontro terminou com uma grande minestra que confraternizou e socializou pais, filhos, avós e amigos.

Para a diretora da escola Caetano Bez Batti, Stela Maris Talamini o dia da família na escola foi um momento para celebrar a importância que a família tem no processo educacional dentro da escola e na vida de nossas crianças e jovens. “O nosso objetivo é aproximar cada vez mais a família. Existe uma série de indicadores que apontam que os resultados educacionais melhoram a partir do momento em que a família se envolve ativamente com a escola”, relatou.

Nesse ano entre as atividades desenvolvidas estiveram brincadeiras, palestras, apresentações, homenagens, mutirões de limpeza, doação de mudas de verduras, ações de estímulo à leitura e oficinas de brincadeiras tradicionais, entre outras.

No Barão do Rio Branco aproximadamente 160 pessoas participaram, entre membros da família, estudantes, professores e funcionários. Entre as atividades que aconteceram no período da manhã incluíram Oficina de Jardinagem, Arborização, horta escolar, atividades recreativas, jogos cooperativos e pintura do muro.

“Estamos sempre oportunizando a participação da família na escola Barão do Rio Branco, principalmente através do diálogo. E, o encontro de sábado foi incrível, um ambiente acolhedor, na qual os pais, não mediram esforços para ajudar. Quando a família participa das ações da escola, demonstra a importância da educação na formação de seus filhos” conta Ma. Simone das Graças Nogueira Feltrin, gestora da escola.

Para o encontro a escola contou com o apoio das universidades UNIBAVE, com o curso de Educação Física e Agronomia, e da UNESC na doação de mudas de árvores nativas, ornamentais e frutíferas. E a parceria do 79º Grupo Escoteiro Cocal do Sul/SC com atividades direcionadas as crianças. A preparação dos lanches também foi feito por voluntários.

Em Urussanga, a mobilização da comunidade escolar no dia da Família também acontece nas escolas municipais durante todo o mês de abril. As três primeiras escolas a participarem foram Professor Ernesto Cezar Mariot, no Bairro Bom Jesus, Lydio De Brida, no Nova Itália e Rosalino De Nez, na Palmeira do Meio, com palestras e brincadeiras para a interação de pais e alunos.

“O objetivo é estabelecer vínculos com as famílias dos alunos para que se efetive uma parceria significativa, que faça a diferença no processo de aprendizagem das crianças. Na educação é imprescindível que família e escola andem juntas, enfrentando e superando os desafios, como parceiras”, conta Janea Possamai, diretora de educação de Urussanga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *