Baffone – Edição 665

VINDIMA
A comemoração da Vindima Goethe em Urussanga foi mais politizada do que nunca. Pelo lado azul a festa foi um sucesso e todos saíram felizes e satisfeitos em uma das maiores comemorações já vistas com infraestrutura e organização perfeitas. Pelo lado vermelho uma vergonha de organização, turistas perdidos pela cidade, muita mídia e pouco resultado efetivo. Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno. A vindima foi sim um grande evento, muito bem divulgado e muito bem falado, porém a sistemática de recebimento de visitantes e a distribuição das atrações precisam ser seriamente repensadas. Iniciativa privada e setor público precisam rever alguns pontos sim. Quanto aos politizadores, ajudam mais de boca fechada.
AGORA VAI
O secretário de Estado de Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso (Vampiro) esteve em Urussanga e em nome do Governo de SC entregou a ordem de serviço para que a empresa SETEP inicie o primeiro trecho do tão sonhado asfalto para Santana. O vice-governador que estaria no ato, precisou se dirigir a Floripa para uma reunião no BNDS. Uma grande vitória, mas a estrada ainda é longa até chegar em Itanema…
PROCESSO SELETIVO
Campeão de polêmicas o último processo seletivo realizado pela Prefeitura. Desde o local da prova, a repetição da prova da manhã e da tarde, até questões estranhas, como uma em que o candidato deveria saber a que partido pertence o prefeito de Urussanga e outra sobre qual o bairro da nova área industrial. O próximo capítulo é a chamada dos aprovados e escolha de vagas.
DEU PANE
O suplente de vereador Jucemar Sangaletti intermediou o recebimento de alguns equipamentos para uma associação de agricultores do município. Ocorre que os equipamentos viriam da Secretaria de Agricultura e seriam enviados para a Prefeitura para que a Prefeitura fizesse o comodato para a associação. Parece que o processo travou porque a Prefeitura não concordou mais em fazer a última parte do processo, ou seja, ceder os equipamentos em comodato para a associação de São Pedro. Fontes de Florianópolis dizem que o secretário Moacir Sopelsa só negocia com quem mantém a palavra, mas que técnicos da Secretaria devem vir a Urussanga tentar desenrolar o processo. Estamos na torcida para que dê certo.
ÁREA INDUSTRIAL
Aparentemente livre de questões de ego e de ciúme, o projeto da área industrial segue em andamento. Já foram feitas três reuniões com a empresa responsável pelo projeto. Reza a lenda que na primeira reunião faltou uma peça importante, cuja ausência não foi bem explicada. Mistérios…
FORÇA DO AGRONEGÓCIO
Falando em agricultura, Santa Catarina encerrou 2017 com saldo positivo nas exportações, somando US$ 8,51 bilhões em faturamento. E boa parte desse total tem origem no agronegócio. O setor respondeu por 65% dos embarques catarinenses no último ano, com receita que passa de US$ 5,5 bilhões. Em Urussanga a agropecuária representa menos de 10% do PIB.
REELEITO
Altair Lourival de Melo, o Belha, foi reeleito presidente da Copercocal com praticamente a mesma diretoria da primeira eleição. Concorrendo em chapa única foi reeleito por aclamação em assembleia com boa presença de associados. Toninho Costa do Rio América continua como vice-presidente, embora alguns conhecidos políticos da cidade ligados ao Rio América tentaram tirar a sua vaga.
OPORTUNIDADE
Urussanga celebra em maio de 2018 seus 140 anos de colonização. Neste momento em que Urussanga tanto precisa valorizar sua cultura e sua história, essa data poderia ser utilizada para resgatar e valorizar fatos, histórias, fotos, objetos, símbolos, lugares e principalmente personagens que marcaram a história e tanto fizeram pela nossa cidade. Não por saudosismo do passado, mas para talvez inspirar o futuro. Estamos em tempo de construir isso e seria maravilhoso se desse certo…
DESPEDIDA
Ideraldo Luiz Niclele, apelidado de Jurubeba pelo saudoso Marcolino Trombim, nos deixou na semana passada. Talvez o mais conhecido operador de áudio do rádio Sul Catarinense, Jurubeba deixa saudades. Sua despedida impressionou a todos, pois poucos homens simples e trabalhadores conseguiriam trazer tanta gente para as homenagens finais como esse grande homem. Descanse em paz!
LULA CONDENADO
E a 8ª turma do TRF4 confirmou a fama de durona e aumentou a pena do ex-presidente Lula, acabando com esse papo furado de que Lula era um perseguido do Juiz Sergio Moro. Agora aguardam-se os julgamentos dos recursos e a execução da sentença. Cumprindo-se a Lei da Ficha Limpa, Lula não pode ser candidato, o que favorece candidaturas mais alinhadas ao “centro”, como a do tucano Geraldo Alckmin. Para Bolsonaro por exemplo seria melhor que Lula fosse candidato, pois ele cresce sendo o “anti-Lula”.
MORTADELATUR
Porto Alegre se viu invadida por “torcedores” contra e a favor a condenação do ex-presidente Lula. O Sul de Santa Catarina enviou diversas caravanas que participaram de discurso do ex-presidente condenado e no final saíram de fininho de volta para casa. Urussanguenses foram vistos nas fotos.
PT A FAVOR DA REFORMA TRABALHISTA
O Diretório Estadual do PT de Santa Catarina está se defendendo de uma ação trabalhista impetrada por uma jornalista que prestou serviços ao partido. Acontece que na defesa o partido cita as novas regras trabalhistas. Parece que até para o PT a reforma trabalhista foi boa.
TRÍPLICE ALIANÇA
Teremos tríplice aliança na eleição de Santa Catarina de novo. Resta saber com quem. De um lado Gelson Merísio e Esperidião Amin trabalham para isolar o PMDB. De outro lado Eduardo Moreira e Júlio Garcia trabalham para isolar o PP. Enquanto isso a candidatura de Paulo Bauer se fortalece no ninho tucano, podendo a qualquer momento ser abortada em nome do projeto nacional. Aguardemos os desdobramentos.
APOSTA
Segundo um atento observador da cena política estadual radicado em Urussanga, a aposta da grande imprensa estadual que coloca Paulo Bauer como candidato a governador com Júlio Garcia de vice tendo Colombo e Amin como dobradinha ao senado está equivocada. Segundo ele, dia 10 de fevereiro João Rodrigues dará a arrancada em sua campanha apoiado por Colombo e Garcia. Esse trio deve deixar Merísio sozinho no PSD e migrar para o DEM, de onde comporiam chapa com o PMDB e PSDB, dando um grande palanque a Geraldo Alckmin em Santa Catarina. A princípio é só uma aposta. Veremos…
GOVERNADOR DO SUL
Raimundo Colombo já demonstrou que quer estar ao lado dos companheiros históricos e está aos poucos cedendo o governo para Eduardo Moreira. Eduardo já está fazendo trocas pontuais no secretariado, porém deve assumir definitivamente somente em abril.
As apostas dizem que Eduardo pode se cacifar para ser candidato a governador do estado tendo a caneta na mão. Resta saber quanta tinta haverá na caneta.
CÂMARA FEDERAL
No Sul de Santa Catarina Ronaldo Benedet (PMDB), Geovânia de Sá (PSDB) e Jorge Boeira (PP) já estão em campanha para tentar a reeleição a deputado federal. Edinho Bez (PMDB) que foi o primeiro suplente na última eleição tentará a titularidade neste pleito e Ricardo Guidi (PSD), atualmente deputado estadual também deve tentar a vaga de federal. No PT tomou corpo a campanha de Célio Elias e o PDT recentemente lançou Manoel Dias, comprovando a tese de que o partido não tem quadros novos com grande potencial.

BAFFINHOS
O SBT Santa Catarina realizou uma matéria sobre o preço da energia em Urussanga. É o assunto do momento na cidade, que pode virar pauta nacional…
Na relação dos cursos do IFSC tem capacitação para a área de turismo. O Baffone só não entende por que eles não são trazidos para Urussanga para oportunizar o avanço nesta área que tanto carece a cidade!!!
Recesso do Legislativo está quase acabando. Período em que eles também recebem por isso, de igual para igual. Primeira sessão do ano será no dia 6 de fevereiro.
Será que passaremos o ano todo sem uma palavra sobre as diárias para vereadores na tribuna da Câmara?
Movimento de final de ano parece que não empolgou os comerciantes da cidade.
Ênio Coan responde pela pasta da educação desde novembro.
Secretária de Saúde disse que a meta agora é zerar as filas. Aguardamos ansiosos…
Prefeito Jorge Koch, do PMDB de Orleans, lançou um pacote de ações para o setor cultural que deu inveja aos atores deste setor dos municípios vizinhos.
Hoje no Brasil, 35 partidos estão registrados no TSE e estão aptos para registro de candidatura. O retrocesso é que existem ainda mais 73 em processo de formação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *