A festa da cultura e da gastronomia italiana…

A festa ocorrida no último fim de semana com certeza alcançou o seu objetivo: Fazer os urussanguenses retornarem às origens, viajando no tempo e conhecendo um pouco mais da cultura e da tradição italiana. Durante a abertura, na manhã do dia 26 de maio, na Praça Anita Garibaldi, o público se emocionou com a deposição de flores no Monumento ao Imigrante e também no monumento do fundador da cidade, com o Toque do Silêncio, executado pelo maestro Henrique Trombim, com a queima de fogos e com as apresentações da banda Cruzeiro do Sul, de Criciúma.

As crianças que fazem parte das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Cultura também marcaram presença, com trajes e decorações típicas, enchendo os olhos dos urussanguenses e visitantes.

Após o discurso das autoridades municipais, uma caminhada foi realizada até o Parque Municipal, ao som da banda criciumense. Lá foi aberta oficialmente a 12ª edição da Ritorno, ao som do Coral Santa Cecília, seguido pela queima de fogos e pela plantação de uma muda da Magnólia Branca, flor símbolo do município. Dezenas de pessoas e autoridades municipais e regionais acompanharam a cerimônia e as atividades de abertura.
Feira do livro e encontro de escritores atraem público para o parque

Junto da festa do Ritorno ocorreu a segunda edição da Feira do Livro. Estiveram presentes duas livrarias, que disponibilizaram aproximadamente 30 mil livros a preços acessíveis.

A feira contou ainda com o Espaço do Escritor, oportunizando que os autores da região mostrassem e comercializassem suas obras. O evento teve o ponto alto no sábado pela manhã, na Praça D’Itália, quando ocorreu o primeiro encontro de escritores. Estiveram presentes no local o presidente da Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinense, Augusto de Abreu; a presidente da Academia de Letras de Criciúma, Iara Almansa Carvalho; o presidente da Academia de Letras de Orleans, Valdemar Mazzurana; Rita Padoin; César Pereira; Mauricio Selau; Sueli Mazzurana; Idê Maccari; a equipe do jornal Vanguarda; e Sérgio Maestrelli, representando a Academia de Letras de Urussanga.

O encontro foi marcado por discussões literárias e a divulgação das obras em destaque. O próximo evento será realizado em Orleans, no dia 27 de junho. A feira do livro também contou com varais literários e ilustrações do desenhista Israel.

As escolas visitaram o local no dia 25 e os alunos puderam ouvir as histórias contadas pela escritora infantil Carmen Neves. Eles também receberam livros doados pela Fundação DPascoal. O evento foi promovido pela Ampliar Cursos, com parceria do Leo Clube, secretarias municipais de Cultura e Educação, rádio 104,9 FM, Fundação Educar e DPascoal, ACIU e ACIU Jovem, CDL, Jornal Vanguarda, Museu do senhor Bonetti, Academia de Letras de Criciúma e Orleans e do SESC.
Concurso escolhe os melhores vinhos da Benedetta

Com o objetivo de estimular a melhor qualidade dos vinhos da Benedetta, a segunda edição do “Concurso de Vinhos de Urussanga” ocorreu durante a festa do Ritorno alle Origini, no último fim de semana. Participaram produtores do município que se inscreveram nas categorias Branco, Tinto e Goethe.

“A bebida foi avaliada inicialmente em laboratório e depois passou por uma comissão, que realizou uma pré-seleção, definindo os cinco melhores para serem julgados durante a realização do concurso”, ressalta o coordenador do evento, Arnaldo Zanatta Contessi.

Os vinhos foram escolhidos por representantes de diversas entidades do município, entre elas a ProGoethe, o Clube do Vinho, a Epagri e um representante dos produtores. Entre os melhores, o juri escolheu o produto de:
Categoria Goethe:
1 – Gilmar Maccari
2 – Galdino Fontanella
3 – Deivson Baldin

Categoria Branco:
1 – Gilson Fontanella
2 – Raul Antônio Savio
3 – Dalisio Pignatel

Categoria Tinto
1 – João Lucas de Bona Sartor (Quinha)
2 – Valentim Vilmar de Lorenzi Cancelier
3 – Gilmar Maccari
Premiação na exposição agropecuária

A IX Exposição Agropecuária de Gado Leiteiro, que ocorreu durante a festa Ritorno Alle Origini, contou com o 2ª Concurso Zootécnico de Raça Leiteira de Urussanga. O prêmio, que tem por objetivo valorizar os animais produtores de leite no município, teve a participação de 16 animais e oito produtores.

No sábado à noite houve a entrega da premiação dos animais, avaliados pelo médico veterinário da Prefeitura Municipal, Diego Heinzen, inspetor técnico credenciado pela ACCB (Associação Catarinense de Criadores de Bovinos).

De acordo com o diretor de Agricultura do município, Eduardo Zapelini, este é uma evento de grande importância, pois valoriza a exposição, a festa e, especialmente, os produtores rurais da cidade.

A entrega dos prêmios  ocorreu no sábado com a presença do presidente da XII Festa Ritorno Alle Origini, Odivaldo Bonetti, da vice-presidente, Stela Maris de Agostin Talamini, do prefeito municipal em exercício, José Rogério Francisco dos Santos, do depultado estadual, Adilor Guglielmi (Doia), do vereador Itamar Dezan, do diretor técnico de agricultura de Urussanga, Eduardo Zapelini, e de Fabiano Alberton da Epagri.

Receberam a premiação:

Categoria Novilhas de até 2,5 anos/Raça Jersey:
1ª Lugar – Pedro Bonomi;
2ª Lugar – Antonio Valcir Mazzucco;
3ª Lugar – José Amador Laurindo.

Terneiras de até 01 ano de idade/Raça Jersey:
1ª Lugar – Antônio Valcir Mazuco;
2ª Lugar – Edailton de Bona Sartor;
3ª Lugar – Beatriz Bianchini.
Diversão nas Olimpíadas Coloniais

O Parque Municipal Ado Cassetari Vieira foi palco para uma grande festa no último sábado. A 5ª edição das Olimpíadas Coloniais reuniu um grande público, que se divertiu durante toda a tarde do dia 28. A tradição dos antepassados foram relembradas em provas, como o arremesso de espiga de milho na derla, a prova do topeador, da comida tradicional italiana e, a mais esperada, a Caça ao Porcel, além de outras que provocaram risadas e diversão àqueles que estavam presentes.

A novidade ficou por conta de provas surpresas, que diversificaram ainda mais as tarefas das equipes. Participaram moradores das comunidades de Linha Pacheco e Santo Antônio do Fogo, Rio Carvão, Armazém, Rio América Baixo e Rio Maior. A narração das provas foi realizada pelo “Taliano”, conhecido pela irreverência e alegria.

Ao final das provas, o troféu de primeiro lugar e o novilho de 150 quilos ficou com a equipe de Rio América Baixo, que garantiu um melhor desempenho na competição. A segunda colocação ficou com Linha Pacheco e Santo Antônio do Fogo, que levaram, além do troféu, dois suínos de 35 quilos cada. O terceiro lugar foi do Rio Maior, que ganhou troféu mais um suíno.

O título de “Torcida 10” ficou com a comunidade de Rio Carvão, responsável por fazer uma grande festa durante toda a tarde. Segundo a secretária de Esportes, Izolete Vieira Gastaldon, o evento superou todas as expectativas da organização. “A presença do público foi excelente e tudo foi ótimo. Agora é só esperarmos para a próxima”, ressalta.

As Olimpíadas Coloniais foram realizadas pela Prefeitura Municipal de Urussanga, com o apoio das Secretarias de Agricultura e de Esporte, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Urussanga e Cocal do Sul, Epagri e Comissão Organizadora da Ritorno Alle Origini.
Associação Bellunesi realiza evento na Ritorno

A Associação Bellunesi Família de Urussanga realizou um evento no último sábado, dia 28 de maio, no Parque Municipal, para homenagear os 150 anos da unificação da Itália.

Na ocasião, também houve a Primeira Mostra de Sorvete Italiano e a exposição das obras dos irmãos Sebastiano e Luigi Bez Fontana, datadas de 1891.

Além disso, a presidente da associação, Zelma Mariot Hilbert, entregou um certificado às pessoas e empresas comprometidas com a divulgação da cultura e da língua italiana no município de Urussanga. “Esta é uma maneira de valorizar aqueles que mantêm viva a italianidade na cidade”, diz Zelma.

Para marcar a data e mostrar a importância do país europeu no mundo, os jovens Eliana e Sérgio Maccari foram os responsáveis por falar sobre os inventos criados por italianos. Sérgio Maestrelli comentou sobre os 150 anos da unificação da Itália, e as conquistas daquele povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *